A tomada de decisão é a escolha de uma entre várias opções. Mas antes que haja essa escolha há algumas situações que irão propiciar a tomada de decisão.
O que vem antes da tomada de decisão? O que sinaliza que terei de tomar uma decisão? Vou falar sobre 4 sinais que antecedem uma tomada de decisão muito presentes no desenvolvimento pessoal e profissional. São eles:
- Sentir um incômodo e identificar claramente o que incomoda. Quando falamos de desenvolvimento pessoal e profissional, identificar o problema, o incômodo nem sempre é tão fácil. Podemos ouvir de outros ou de nosso próprio diálogo interno: "Tudo é normal, tudo é assim mesmo, sempre foi assim, na nossa família isso é normal, na nossa profissão é assim que a coisa funciona, tem que aguentar porque sempre foi assim". Mas cada um de nós precisa identificar o que incomoda. Portanto, verifique se há algo que lhe esteja incomodando, que lhe seja um problema.
- Disposição para mudança. As vezes, apesar do incomodo, não há disposição para uma mudança. Isto é, existe um incômodo mas ainda tem-se ganhos, vantagens em aguenta-lo, em fazer de conta que não existe. "Ainda pode ser que se resolva sozinho, ou que outra pessoa resolva...." .O conhecido mesmo que esteja ruim, mesmo que esteja machucando ainda é mais confortável do que o desconhecido. Então o medo da mudança provoca a acomodação. Mas a acomodação com o que é ruim para você não lhe ajudará com o seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional. E mudanças sempre acontecem na nossa vida. Às vezes, porque queremos e assumimos a mudança e outras vezes, porque alguém nos empurra pra mudar. O melhor é quando nós protagonizamos a mudança que queremos. Então verifique se você está disposto, disposta a realizar a mudança necessária.
- Procurar por melhores opções: Uma vez que você já verificou que existe um incômodo e que você está disposto, disposta a uma mudança, é o momento de procurar outras opções. Neste momento, não vá direto a outra opção apenas para fugir do incômodo atual, porque isso pode levar você a outro problema maior ainda. Aqui é momento de pesquisa, de sondagem, de aprender com os erros e acertos dos outros, de entender como outros superaram situações similares. Portanto pesquise por novas opções, analisando o que você irá ganhar e perder em cada opção.
- Crer fielmente que a opção escolhida será melhor que o incômodo inicial. Como não somos videntes, a escolha sempre estará sujeita a surpresas agradáveis ou desagradáveis com as quais teremos que lidar. Então é indispensável você estar comprometido, comprometida com a opção que você escolher crendo fielmente ser melhor do que o incômodo inicial. Aqui é importante você saber o que você quer. Quais ganhos você espera obter sejam eles emocional, físico, espiritual, intelectual, financeiro, relacional. Portanto, verifique que, com a opção escolhida, você estará em uma nova etapa de desenvolvimento pessoal, com novas experiências, novas habilidades, novos comportamentos.
No meu curso online O Poder da Decisão você pode conhecer sobre os 6 fatores fundamentais de autoconhecimento para decisões assertivas. Mas já comece verificando esses 4 sinais que antecedem a tomada de decisão.
Meu desejo sincero é que você tenha excelentes escolhas e assim, excelente qualidade de vida.
Por favor, deixe sua curtida aqui, seu comentário. Grata e até a próxima.
#COACHING #EMPODERAMENTO #decisão #autoconhecimento #opoderdadecisão #rodemedeiros