Rode Medeiros Coaching

O que vem antes da tomada de decisão?

A tomada de decisão é a escolha de uma entre várias opções. Mas antes que haja essa escolha há algumas situações que irão propiciar a tomada de decisão. 

O que vem antes da tomada de decisão? O que sinaliza que terei de tomar uma decisão? Vou falar sobre 4 sinais que antecedem uma tomada de decisão muito presentes no desenvolvimento pessoal e profissional. São eles:

  1.  Sentir um incômodo e identificar claramente o que incomoda. Quando falamos de desenvolvimento pessoal e profissional, identificar o problema, o incômodo nem sempre é tão fácil.  Podemos ouvir de outros ou de nosso próprio diálogo interno: "Tudo é normal, tudo é assim mesmo, sempre foi assim, na nossa família isso é normal, na nossa profissão é assim que a coisa funciona, tem que aguentar porque sempre foi assim".  Mas cada um de nós precisa identificar o que incomoda.  Portanto, verifique se há algo que lhe esteja incomodando, que lhe seja um problema.
  2.  Disposição para mudança.  As vezes, apesar do incomodo, não há disposição para uma mudança. Isto é, existe um incômodo mas ainda tem-se ganhos, vantagens em aguenta-lo, em fazer de conta que não existe. "Ainda pode ser que se resolva sozinho, ou que outra pessoa resolva...." .O conhecido mesmo que esteja ruim, mesmo que esteja machucando ainda é mais confortável do que o desconhecido. Então o medo da mudança provoca a acomodação. Mas a acomodação com o que é ruim para você não lhe ajudará com o seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional.  E mudanças sempre acontecem na nossa vida. Às vezes, porque queremos e assumimos a mudança e outras vezes, porque alguém nos empurra pra mudar. O melhor é quando nós protagonizamos a mudança que queremos. Então verifique se você está disposto, disposta a realizar a mudança necessária.
  3. Procurar por melhores opções: Uma vez que você já verificou que existe um incômodo e que você está disposto, disposta a uma mudança, é o momento de procurar outras opções. Neste momento, não vá direto a outra opção apenas para fugir do incômodo atual, porque isso pode levar você a outro problema maior ainda. Aqui é momento de pesquisa, de sondagem, de aprender com os erros e acertos dos outros, de entender como outros superaram situações similares. Portanto pesquise por novas opções, analisando o que você irá ganhar e perder em cada opção.
  4. Crer fielmente que a opção escolhida será melhor que o incômodo inicial. Como não somos videntes, a escolha sempre estará sujeita a surpresas agradáveis ou desagradáveis com as quais teremos que lidar. Então é indispensável você estar comprometido, comprometida com a opção que você escolher crendo fielmente ser melhor do que o incômodo inicial. Aqui é importante você saber o que você quer. Quais ganhos você espera obter sejam eles  emocional, físico, espiritual, intelectual, financeiro, relacional. Portanto, verifique que, com a opção escolhida, você estará em uma nova etapa de desenvolvimento pessoal, com novas experiências, novas habilidades, novos comportamentos.

No meu curso online O Poder da Decisão você pode conhecer sobre os 6 fatores fundamentais de autoconhecimento para decisões assertivas. Mas já comece verificando esses 4 sinais que antecedem a tomada de decisão.

Meu desejo sincero é que você tenha excelentes escolhas e assim, excelente qualidade de vida.

Por favor, deixe sua curtida aqui, seu comentário. Grata e até a próxima.

 

#COACHING #EMPODERAMENTO #decisão #autoconhecimento #opoderdadecisão #rodemedeiros

Siga-me no Instagram

/rode_medeiros