Rode Medeiros Coaching

No Pega-Vareta da Vida

Quando era pequena joguei muito este joguinho “Pega-Varetas” e também ensinei os meus filhos a jogá-lo. É um jogo onde se precisa tirar o maior número de varetas tocando em apenas uma vareta e cada vareta tem uma pontuação de acordo com a cor. A percepção de qual poderá ser tirada sem mexer em outras, a coordenação motora, a paciência, a agilidade, a concentração são algumas das habilidades desenvolvidas neste jogo.

E como, na vida adulta, precisamos destas habilidades!!! Na pressa e na ansiedade em sermos os melhores, em não ficarmos para trás, em sermos super homens e super mulheres que dão conta de fazer tudo e muito mais, pois afinal são estes os valorizados na sociedade, não percebemos que para ganharmos o maior número de pontos diariamente precisamos ter a percepção sobre qual a “vareta” que está mais fácil de ser removida ou qual oferecerá mais ganhos e impulsionará a realocação de outras naturalmente.

Temos tantas varetas que estão sobrepostas, paralelas, entrelaçadas, que quando mexemos em uma, sem querer complicamos outras! Mas a estratégia em usar as habilidades mais adequadas para cada momento, identificando qual a peça deve ser mexida é fundamental para garantirmos que não seremos sugados pela pressão diária. O nosso alvo precisa ainda ser a nossa qualidade de vida, a nossa humanidade, os valores dos quais poderemos nos orgulhar em um leito de morte!

No jogo, a vareta preta  que tem maior pontuação,  é a única que pode ser usada para tocar as outras, fazendo com que o alvo seja pega-la logo no começo. Na nossa vida é assim. Há uma área, atitude ou habilidade que tem passe livre em todas as outras áreas da nossa vida. Há pessoas que mudaram a vida a partir do momento que se reeducaram na alimentação. Outras foram transformadas quando resolveram fazer uma faculdade. Outras tiveram sua autoimagem revisitada com atividades físicas.

Pra você, qual a “vareta preta” que pode ser usada para transformar sua vida?

 

Pense nisto,

Até a próxima

#agilidade #coachingdevida #estratégia #habilidade #paciência #vareta

Siga-me no Instagram

/rode_medeiros