Rode Medeiros Coaching

Fatores de sucesso profissional (Parte 2)

 

Não é só com eficácia que se constrói uma carreira de sucesso. É necessário conhecer e desenvolver o segundo fator de sucesso profissional.

Na procura por sucesso, alguns  profissionais com elevado nível de autoconfiança podem dar muita ênfase ao primeiro fator de sucesso que é a eficácia e esquecerem que nenhum sucesso é obtido individualmente.

Sucesso é sempre uma construção coletiva, independentemente se esta construção seja por cooperação ou concorrência, com um time forte ou com adversários fortes. O Professor Mario Sergio Cortella, em um de seus videos salienta a importância de um companheiro de trabalho que não o considera como amigo, mas que colabora demais com o seu sucesso, o estigando. 

Portanto, o segundo fator de sucesso profissional, segundo a ferramenta SixSeconds é a capacidade de construir e manter relacionamentos. 

Relacionamento, que é essencial em todas as áreas da vida, se faz muito mais perceptível no ambiente profissional onde um depende do outro para viver e sobreviver. Em todas as áreas que usamos nosso tempo e competências, isto é, onde trabalhamos, o usamos para atender a algum outro ser humano. Conhecer, respeitar, valorizar e manter estes relacionamentos se torna fator absoluto de sucesso. 

Logicamente cada profissional irá construir e manter estes relacionamentos de forma diversa e criativa de acordo com o seu perfil comportamental. A ferramenta DiSC, que ajuda muito no autoconhecimento, também ajuda na percepção que cada um faz do outro e da construção do relacionamento. Temos, por exemplo, o profissional que mantém todos os amigos de infância, do primeiro emprego, do colégio, da faculdade em seu dia-a-dia. Mas também temos aquele profissional que mantém o respeito, a consideração, a admiração de todos os amigos de infância, do primeiro emprego, do colégio, da faculdade em sua agenda,  só se relacionando com esses em casos específicos.

O fato é que os relacionamentos precisam ser construídos de forma a que todos obtenham o ganha-ganha. Quando o profissional usa de forma desleal, manipuladora ou exploradora a sua rede de contatos, o seu sucesso profissional com certeza não será sustentável a longo prazo.

Quero desafiar você a pensar em seus relacionamentos profissionais:

- Como você construiu até aqui sua rede de relacionamento profissional?

- Quem são as pessoas que fazem parte do seu sucesso profissional?

- A quem você é grato?

- O que precisa mudar/ desenvolver e manter em seus relacionamentos?

-  Com quem você irá comemorar os seus sucessos? 

#COACHING#Disc #sixseconds #relacionamento#sucessoprofissional

Siga-me no Instagram

/rode_medeiros